Esta configuração requer a versão 2.6.1 do PrintSpy Corp, ou superior. Você pode conferir a versão atual através do menu Ajuda/Sobre do Administrador do PrintSpy.
Como configurar o envio de emails utilizando o SMTP do Outlook.com?
O PrintSpy Corp permite o envio automático de relatórios e também de alertas de notificação caso alguma restrição seja aplicada a um trabalho de impressão, ou ainda caso o saldo atinga um certo percentual da quota estabelecida. Para que o envio de emails seja bem sucedido é preciso configurar parâmetros de envio utilizando um servidor SMTP externo. Este é um exemplo de configurações utilizando o SMTP do popular serviço de email da Microsoft, o Outlook.com.
Crie uma conta específica para este servidor
Caso realize esta configuração em um ambiente de produção é vantajoso criar uma conta de email exclusiva para este fim. Isto evita que caso seja modificada a senha ou seja aplicada uma restrição de segurança no futuro, isto venha a afetar o funcionamento do serviço. Além disto, como o Outlook.com controla os IPS e dispositivos de origem é mais seguro criar uma conta separada para cada local onde eventualmente for realizada esta configuração, evitando assim que a conta seja bloqueada posteriormente.
Certifique-se de utilizar um Windows atualizado
A configuração com o Outlook.com requer STARTTLS de modo que as mensagens enviadas através da Internet sejam criptografadas. A tecnologia necessária está disponível a partir do Windows 7 SP1/Server 2008 R2 SP1, se este estiver atualizado pelo Windows Update.
Abra o Administrador do PrintSpy através do menu Iniciar do Windows
Entre nas configurações de Email
Selecione o menu principal Ferramentas\Opções e escolha a aba E-mail.
Informe os parâmetros
- Servidor SMTP: smtp-mail.outlook.com
- Porta específica: 587
- E-mail do remetente: *o_endereco_de_email*@outlook.com
- Usuário: *o_endereco_de_email*@outlook.com
- Senha: a senha
- TLS: Selecionado
Teste a conexão
- Pressione o botão Testar envio para validar a conexão. Você deverá receber a mensagem Os parâmetros são válidos, e a sua caixa de mensagem receberá um e-mail de teste.
- Caso ocorra um erro revise os passos acima, a conectividade com a internet e certifique-se que não há um firewall de saída bloqueando a porta definida.