Como migrar o PrintSpy para um outro servidor quando estamos utilizando o banco de dados SQL Express?
É recomendável que o seu servidor novo assuma o mesmo nome e endereço ip utilizado pelo servidor anterior.
- Se não for possível, e este for um servidor de impressão os dados existentes serão preservados nos relatórios, mas vinculados ao nome do servidor original.
- Se não for possível e o seu ambiente utiliza o PrintSpy Client, o PrintSpy Proxy, o Release Station ou Notificador você provavelmente terá que reinstalar estes componentes.
NO NOVO SERVIDOR
Se este for um servidor de impressão, instale todas as impressoras com os mesmos nomes e nomes de compartilhamento existentes no servidor original. Se o servidor ou as impressoras utilizarem nomes diferentes não haverá compatibilidade de dados nas configurações/relatórios PrintSpy, embora os dados antigos sejam preservados. Além disto, os compartilhamentos utilizados pelos usuários terão também que ser refeitos.
Instale o PrintSpy, na mesma versão existente no servidor original. A versão atual pode ser obtida no Administrador do PrintSpy menu Ajuda/Sobre. Para instalar utilize os procedimentos do tutorial disponíveis em Implantar mas não use o instalador disponibilizado se o mesmo não for a versão do servidor original. Instaladores anteriores à versão atual estão disponíveis em Versões anteriores. Você pode também optar por atualizar para a versão mais atual antes de realizar a migração, se o seu contrato de licença permitir. Certifique-se de instalar o produto com integração ao SQL Express.
NO SERVIDOR ORIGINAL
Pare todos os serviços do Windows que começam com o nome Print Spy.
Feche o Administrador do PrintSpy.
Realize um backup do banco de dados utilizando a ferramenta SQL de sua preferência. Para realizar o backup você precisa saber o nome do banco de dados utilizado pelo PrintSpy. Você pode consultar os parâmetros de acesso ao banco de dados, exceto a senha, através do menu Tarefa/Opções de conexão com o item PrintSpy selecionado no Administrador. Se a sua instalação seguiu o padrão utilizado nos nossos tutorais é possível extrair o banco de dados com este comando no prompt:
sqlcmd -E -S .\PRINTSPY -Q "backup database bd_printspy to disk='c:\printspy.bak'"
Outra opção, com autenticação pelo usuário ‘sa’ é:
sqlcmd -U sa -S .\PRINTSPY -Q "backup database bd_printspy to disk='c:\printspy.bak'"
Qualquer que seja a opção, certifique-se de que não haja erros na execução e de que um arquivo seja gerado na pasta informada. Se o comando sqlcmd.exe não estiver no path será preciso acrescentar o caminho para a sua localização antes de digitar o script, ou navegar no prompt até o local onde ele exista.
Copie o arquivo para uma pasta qualquer no servidor novo.
Se for utilizar o mesmo nome de servidor no servidor novo, renomeie e desligue este computador (neste momento ninguém conseguirá mais imprimir, se este for um servidor de impressão).
NO NOVO SERVIDOR
Renomeie o servidor para o mesmo nome do computador original (provavelmente será necessário reiniciar).
Pare todos os serviços do Windows que começam com Print Spy.
Feche o Administrador do PrintSpy. Certifique-se que não há nenhuma versão aberta utilizando o gerenciador de tarefas do Windows. O nome do aplicativo é psconsole.exe.
Restaure o banco de dados utilizando ferramentas de sua preferência, indicando que deseja sobrescrever o banco atual.
Se a sua instalação seguiu o padrão utilizado nos nossos tutorais é possível restaurar o banco de dados com este comando no prompt:
sqlcmd -E -S .\PRINTSPY -Q "restore database bd_printspy from disk='c:\printspy.bak' with replace"
Outra opção, caso tenha a senha do usuário ‘sa’ é:
sqlcmd -U sa -S .\PRINTSPY -Q "restore database bd_printspy from disk='c:\printspy.bak' with replace"
Qualquer que seja a opção, certifique-se de que não haja erros na execução.
Se o comando sqlcmd.exe não estiver no path será preciso acrescentar o caminho para a sua localização antes de digitar o script, ou navegar no prompt até o local onde ele exista.
Inicie todos os serviços que foram finalizados no item 2.
Entre no Administrador do PrintSpy e confirme que as configurações e relatórios foram preservadas.
Envie impressões e confirme que estão sendo registradas utilizando o relatório Sumário de impressão por impressora.